quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ademir Menezes _ A flecha da vitória, o Queixada!

Quando ele pegava na bola o narrador dizia: Vai ser gol!
Falem comigo vascaínos!

Hoje é um dia muito especial pro nosso recente blog, pois iniciaremos  uma série de postagens cujo tema será a história do nosso amado campeão de terra e mar. Todo vascaíno tem orgulho de seu passado e tenho certeza que geral vai se amarrar em conhecer ou se informar melhor a respeito dos grandes jogadores e dos grandes momentos de nosso Gigante. Mas o que faz desse dia especial pra mim é que essas postagens serão feitas por uma outra pessoa. E que pessoa! Minha linda amiga Yedda Vascaína Ferreira, um dos grandes amores da minha vida, talentosíssima, que abrilhantará este humilde blog com todo seu conhecimento, bom humor e acima de tudo, muita vascainidade!
Então meu povo, chega de papo comigo porque hoje a Yedda tem coisas bem mais legais pra nos dizer. Fala tu Yeddinha s2 :



  Ademir Marques de Menezes,  pernambucano, começou a carreira no Sport Clube Recife(campeão de 87), e foi para o Vasco da Gama (o maior) em 1942 onde participou do incrível Expresso da Vitória. Ademir teve uma breve passagem pelo Fluminense (o time da série C ) mas logo percebeu seu erro e voltou para o Vasco da Gama, onde ficou de 1948 à 1956 e logo encerrou sua carreira no Sport. Embora tenha vestido outras camisas, o coração de Ademir pedia mesmo pelo Gigante da Colina. - "Especialmente com a camisa do Vasco que  é motivo de grande orgulho para quem tem o privilegio de vesti-la. É verdade que já dei muito ao Vasco, tenho consciência disso. Mas o Vasco também me deu muito. Foi aqui neste clube que vivi os momentos mais importantes da minha vida."
Ademir ,veloz como uma flecha, na entrada da área era um perigoso artilheiro com perfeita visão de gol. Há quem diga que seu estilo de jogo deu origem à posição de ponta de lança, porque partia em direção ao gol como um meia, mas concluía como um centro avante.
Ademir Menezes tem o mérito de ter sido o único brasileiro a marcar 9 vezes numa mesma copa do mundo, a de 1950. O recorde é de Ronaldo Fenômeno, com 15 gols  em 3 copas,mas  Ademir fez 9 em uma só!!
No fim da década de 1940 numa iniciativa do programa "No Mundo da Bola" (que existe ate hoje) houve um concurso em que Ademir foi eleito o jogador mais querido do país. Os votos eram enviados em envelopes, e a mobilização surpreendeu até mesmo a organização do concurso. Ademir ganhou a eleição com quase 6 milhões de votos. Se tornou então na época o brasileiro mais votado em qualquer tipo de eleição no país, até que Jânio Quadros  foi eleito Presidente do Brasil já em 1960, com pouco mais de 6 milhões de votos.
Ademir foi a cara do Vasco nas décadas de 1940 e 1950 e fez parte de um dos maiores times que o Vasco já teve, sendo ele o artilheiro desse grande time. Um ídolo eterno, vascaíno de corpo e alma, pois como ele mesmo diz: "Sou um homem dominado pelo coração. E meu coração é dominado pelo Vasco."
Espero ter representado bem esse grande ídolo que é Ademir Menezes, pra mim é uma honra estar aqui escrevendo sobre ele, aproveito então para agradecer meu amigo Thadeu por essa oportunidade. Espero que vocês tenham gostado  turma da fuzarca!
Beijos e saudações vascaínas /+/
 Nós adoramos Yedda. E queremos que você volte sempre! 
\+\ Saudações vascaínas \+\

Um comentário: