segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Balanço do 1° Turno





Depois de começo brilhante no Campeonato Brasileiro o Vasco termina o 1° turno do campeonato Brasileiro na quarta posição e a 8 pontos atrás do Atlético MG, líder do campeonato. Não era o que os vascaínos esperavam depois do bom início no Campeonato Brasileiro, que a equipe chegou até a assumir a liderança da competição. Porém depois vieram as grande perdas da equipe que foram as saídas de quatro jogadores muito importantes para o elenco vascaíno: O lateral direito Fagner, os volantes Alan e Rômulo e o meia atacante Diego Souza. Tais saídas deixaram o elenco Cruzmaltino mais enfraquecido para a sequência da competição, onde a equipe teve uma grande queda na reta final do 1° turno.

O grande destaque do Vasco é o meia Juninho,que  mesmo com seus 37 anos de idade,  vem mostrando o seu belo futebol, sendo um dos destaque do Brasileirão. Sempre fazendo os goleiros adversários tremerem com suas belas cobranças, o Reizinho da Colina já fez três gols de falta nesse brasileirão, contra o Bahia, Palmeiras e Sport. Outro destaque foi o a volta do atacante Carlos Tenório, que vem mostrando ser um bom jogador sempre com bastante disposição.

Uma grande baixa é Eder Luís ,que vem numa má fase, junto com nosso maestro Felipe, que vem sendo pouco aproveitado pelo nosso técnico Cristóvão Borges, muito criticado pela torcida vascaína. Entretanto não sou a favor de sua saída, acho que não tem nenhum treinador a nível de Vasco nesse momento no mercado.

Agora é esperar o 2° turno da competição que começa nesse meio de semana, onde o Vasco recomeça contra o Grêmio fora de casa. Acredito que depois de quebrarmos essa sequência de mal resultados a fase vai mudar. No recomeço do turno teremos adversários teoricamente fáceis, e apesar de termos ficado um pouco longe da disputa do título, ainda estamos muito fortes na briga pela vaga na Libertadores da América, que também é algo muito importante. Mas como todo vascaíno de verdade sabe, somos o time da virada e o sonho do Penta ainda está vivo.

                                                         Felipe Silva \+\

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Eles quebraram todo o Planejamento


 
O Vasco faz uma boa campanha, 34 pontos em  15 jogos, considerando que nos próximos 3 jogos, ganhemos 4 pontos, fechamos com 38. Uma excelente média, digna de título.
 
  O problema é: Atlético-MG. O time mineiro vem quebrando todas as expectativas e já soma absurdas 12 vitórias no campeonato e não deve conhecer sua segunda derrota tão cedo.
 
  Agora eles enfrentam o Atlético-GO fora de casa, mais um jogo fácil, posteriormente eles terão um clássico contra o Cruzeiro, em que no mínimo devem empatar.
O time do galo não é uma máquina e nem tem o "esquema perfeito", é um time dependente da técnica de alguns jogadores como Bernard e Ronaldinho. Acompanhei alguns jogos e sempre que um dos "talismãs" do time mineiro joga mal, o time não tem o mesmo desempenho avassalador. O nosso maior problema é que Ronaldinho e Bernard estão jogo após jogo, tendo atuações notáveis, como a de domingo, enquanto eles não entrarem em má fase o Atlético seguirá como um trator atropelando todos os adversários.
 
A má notícia é que isso pode durar por tempo indeterminado. A boa é que a história comprova que, times dependentes de atuações tecnicamente excelentes, sempre acabam, uma hora ou outra entrando em declínio. Justamente quando Ronaldinho não mais tiver atuações do porte que teve domingo. Isso pode demorar ou não.
 
Nossa missão é nos mantermos por perto, para quando isso acontecer, estarmos prontos para dar o "bote".
 Conseguindo fazer isso, estaremos sem dúvidas cumprindo pelo menos o nosso planejamento e se por ventura o título não vier, pelo menos teremos a consciência limpa de que o que cabia a nós, foi feito.
 
Ah, o sonho continua vivo!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Aprendendo com os Erros


 
 Eaê galera! Eu sou o Luan Lima e esse é o meu primeiro post como integrante da equipe do Vascaínos S.A. Gostaria antes de mais nada, de agradecer a oportunidade de estar colaborando da maneira que puder, ao Thadeu e a toda a equipe do blog.
Gostaria de estrear aqui no blog, falando do nosso grande objetivo nesse segundo semestre: O Penta-campeonato nacional.
 
Como todos sabemos, ano passado acabamos como vice-campeões com 69 pontos, dois a menos que o campeão Corinthians. Podemos atribuir a perda do título a inúmeros fatores: Arbitragem, sorte do Corinthians em muitos jogos, tropeços em casa, apagões em jogos importantes, mau desempenho em alguns clássicos, acaso, Copa do Brasil e Sul americana(que nos atrapalharam em algumas ocasiões), desgaste emocional(por conta do problema do nosso treinador) e tropeço nos confrontos diretos com e om o Corinthians.
 
Se qualquer uma dessas coisas não tivesse ocorrido certamente sairíamos campeões. Excetuando-se a arbitragem e a sorte dos caras,  todas as outras coisas dependiam também de nós.
Mas e esse ano, será que estamos cometendo os mesmos erros? É isso que irei mostrar no post de hoje! Irei também abordar os demais fatores citados, mesmos os que não são de nossa responsabilidade. Um a um.
 Arbitragem: Ano passado, por incrível que pareça, o Corinthians praticamente não foi favorecido diretamente, ou seja, pelos seus jogos. Mas em contra partida, nós fomos grandemente prejudicados, bem mais do que eles. Isso pesou bastante no fim.
Esse ano, a coisa está bem mais "amena". O Atlético foi favorecido na última rodada, mas de um modo geral não vem sendo tão favorecido assim. Contra  o Santos por exemplo, eles foram vergonhosamente roubados. Ou seja, diferentemente do Corinthians, o Atlético não é o "queridinho" da mídia, e pelo menos até aqui, não vem recebendo grandes ajudas do apito amigo. Já o Vasco, também não vem sendo tão prejudicado como no ano passado. Talvez porque, dois anos seguidos seja muito suspeito!
 Sorte do Atlético: O Atlético, de fato vem levando alguma sorte em determinados jogos, mas de um modo geral vem ganhando com seus méritos. Não parece ter a "sorte de campeão" do Corinthians. Já o Vasco, vem dando mostras que esse ano parece estar com sorte de campeão, vide determinados jogos em que obtemos resultados, no "detalhe". Como o último clássico contra o Botafogo por exemplo.
 Tropeços em casa: Ano passado tropeçamos contra times como Bahia, Atlético Goianiense, Figueirense e perdemos em casa pro Cruzeiro. Esse ano já foram 7 jogos, sendo 6 vitórias. Perdemos apenas pro Cruzeiro. Domingo temos um jogo contra o Corinthians em casa, temos obrigação de vencer, ano passado empatamos esse jogo, que foi sem dúvidas o mais importante do Campeonato. Se tivéssemos vencidos teríamos sido campeões. Só isso.
 Apagões em jogos importantes: Ano passado tivemos "apagões" em jogos considerados importantes, como a acachapante derrota para o Inter no Beira-Rio, a vergonhosa derrota para o rebaixado América MG e a goleada sofrida diante do Botafogo. Esse ano tivemos talvez um apagão, contra o Atlético Goianiense e outro contra o Cruzeiro. Contra o Atlético, mesmo jogando muito mal, conseguimos vencer, já contra o Cruzeiro não. Apesar de tudo, estamos conseguindo manter uma regularidade maior que a do ano passado. O que pode ser importante para nos mantermos na briga pelo título.
 Mau desempenho em clássicos: Não tem muito o que comentar, jogamos apenas um clássico e vencemos. A julgar pelo nosso desempenho, jogamos bem, soubemos lidar com toda a atmosfera que envolve um clássico e saímos vencedores.
Acaso: Até aqui, ele não nos prejudicou. Nossos únicos tropeços foram justos.
Torneios Paralelos: Esse ano não teremos nenhum para dividirmos atenções. Tínhamos a Libertadores, da qual fomos eliminados nas quartas.
Desgaste Emocional: Esse ano, pelo menos até aqui(e espero que até o fim) não tivemos um problema grave como o do nosso Ricardo Gomes. Aquilo pode ter nos ajudado em determinados aspectos, mas de um modo geral, abateu a todos no Clube.
Confronto Direto: Ainda não temos um adversário claramente definido. Mas podemos considerar confronto direto, as rodadas 16, 19, 35 e 38. Os jogos contra Fluminense e Atlético-MG. O primeiro desses jogos será em Minas, contra o Galo. Jogo em que será importantíssimo pontuar.
Como pôde ser visto, esse ano estamos melhorando nosso desempenho e indo além dos limites estabelecidos no ano passado, estamos bem mais fortes na briga pelo título. É claro, o campeonato é longe e não podemos bobear, devemos manter a batida até o fim. Pois só assim seguiremos com chances de conquistar o tão sonhado Pentacampeonato.
 
/+/Saudações Vascaínas/+/